Voltar ao Topo
Alertas da Anvisa

Anvisa Interdita Alimento em Pó Para Crianças Profenil 2

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cautelarmente nesta sexta-feira (20/06) os lotes 02P082 (validade: 02/2016) e 07N042 22 (validade: 07/2015) do Alimento em pó para dietas com restrição de fenilalanina, indicado para crianças de 1 a 8 anos de idade, marca Profenil 2, fabricado pela empresa Dynamic Lab Indústria Farmacêutica Ltda, cuja marca pertence à Edetec Indústria Alimentícia.

Os referidos lotes apresentaram duas irregularidades nos ensaios de laboratório. A primeira foi a ausência do aminoácido valina que, apesar de constar na lista de ingredientes, não foi identificado na composição do produto. A segunda irregularidade diz respeito à quantidade do aminoácido isoleucina. Foi constatada a presença de 9,79g de isoleucina no produto, isto é, 117% acima do valor declarado de 4,5g no rótulo do produto.

profenil 2

O alimento em pó Profenil 2 é indicado para crianças que sofrem de duas doenças raras: a hiperfenilalaninemia e a fenilcetonúria. Foto: Divulgação.


A Vigilância Sanitária do Paraná recebeu informações de que crianças portadoras de fenilcetonúria tiveram reações adversas após consumir o produto, mas não há conclusão sobre a relação entre as reações e a variação da composição do produto.

A interdição cautelar é uma medida preventiva e temporária, adotada em caso de violação da legislação sanitária ou de risco iminente à saúde, como nos casos de suspeita de desvios de qualidade que podem trazer danos à população. A interdição do produto, como medida cautelar, dura o tempo necessário à realização de testes, provas, análises ou outras providências requeridas que, neste caso, será de 90 (noventa) dias.

Fontes: Diário Oficial da União e Anvisa

Compartilhe