Voltar ao Topo
Saúde do Homem

Torção do Testículo

A torção do testículo é um problema raro, porém sério, no qual o testículo se retorce no cordão por onde passam vasos sanguíneos e nervos. Além de ser extremamente doloroso, isso acaba interrompendo o fluxo de sangue para o testículo, devendo ser tratado imediatamente para evitar danos ao testículo. A torção do testículo pode acontecer após um exercício físico pesado ou acidente, mas também pode ocorrer sem nenhuma causa aparente. O problema pode ocorrer em qualquer idade, porém é mais comum entre os 10 e 20 anos de idade.

torção do testículo

Uma dor forte e repentina na bolsa escrotal pode ser um sintoma de torção do testículo. Foto: Emiliano Spada/Free Images.

Sintomas

O sintoma mais notável é a dor severa que aparece repentinamente e a sensibilidade extrema em um dos testículos, com ou sem causa evidente. Outros sintomas são náusea e vômito associados à dor, e inchaço em um lado do escroto.

Diagnóstico & Exames

Geralmente, o diagnóstico é feito com base nos sintomas relatados acima e em exame físico. No lado afetado do escroto, o testículo pode se posicionar mais acima que o normal. O médico tentará descobrir se os sintomas não estão sendo causados por outros problemas que afetam os testículos e escroto, como epididimite e orquite. Uma ultrassonografia pode ajudar a revelar a causa. Às vezes, é necessária cirurgia para determinar o diagnóstico correto. É muito importante diagnosticar rapidamente o problema para não causar a perda do testículo.

Duração

Eventualmente, o testículo pode se distorcer sozinho, provocando alívio imediato da dor e do inchaço. No entanto, o atendimento médico imediato é essencial. Não fique esperando que o testículo se distorça. A torção do testículo deve ser tratada dentro de poucas horas para evitar dano permanente ao testículo.

Tratamento

Esse problema é uma emergência médica. Às vezes, o urologista tenta distorcer o testículo manualmente. Se isso não adiantar, é necessária uma cirurgia imediata para salvar o testículo. Uma incisão é feita no escroto para que o cordão possa ser distorcido e o testículo fixado no lugar com uma pequena sutura. Se o testículo tiver sido afetado pela falta de circulação sanguínea, ele poderá ser removido. O testículo que não foi afetado também pode ser fixado durante esta cirurgia para evitar que aconteça o mesmo futuramente.

Quando Procurar Atendimento Médico

A maioria das pessoas com torção do testículo precisam ser avaliadas em um pronto socorro. Busque atendimento médico quando sentir dor severa em um lado do escroto que persiste por mais de alguns minutos, principalmente se estiver associada a inchaço, náusea e vômito.

Prognóstico

O testículo se recupera completa e rapidamente se o problema for tratado de imediato. Se o suprimento de sangue para o testículo for interrompido por um longo período, pode ser necessário remover o testículo. A maioria dos homens que têm torção do testículo não terão problemas sexuais nem de fertilidade.

Fonte: Harvard Health Publications

Compartilhe