Voltar ao Topo
Saúde do Homem

Prostatite Aguda

A próstata é uma glândula masculina localizada abaixo da bexiga. Esta glândula produz um líquido que se mistura aos espermatozoides, formando o sêmen. Como a próstata envolve parte da uretra (o ducto em que passa a urina), as doenças que causam o inchaço da próstata podem comprimi-la e causar dor ou problemas ao urinar.

próstata

Ilustração do sistema reprodutor masculino com destaque para localização da próstata. Imagem: National Cancer Institute


A prostatite é a inflamação ou inchaço da próstata. Prostatite aguda significa uma inflamação da próstata causada por infecção súbita, geralmente por bactérias que chegam até a próstata por meio da uretra. Algumas dessas bactérias vivem no próprio corpo. Outras infecções são transmitidas através do contato sexual.

A maioria dos homens que desenvolvem uma prostatite têm a próstata normal, embora a infecção seja mais comum em homens mais idosos, que têm a próstata mais aumentada. Não existe uma relação comprovada entre prostatite e câncer de próstata. A prostatite é mais comum em homens com AIDS, porém muitos homens que desenvolvem a prostatite têm o sistema imunológico normal.

Sintomas da Prostatite Aguda

  • Ardência ou secreção ao urinar
  • Dificuldade para urinar
  • Urina esbranquiçada ou turva
  • Dor acima do pênis, no escroto, nas costas ou no reto
  • Febre e calafrios
  • Náusea e vômito
  • Dores musculares e fadiga

Diagnóstico & Exames

O médico examinará a sua próstata por meio do exame de toque retal. Quando a próstata está inflamada, ela geralmente fica inchada e firme. Quando o médico pressiona a glândula, você pode sentir dor ou uma vontade incontrolável de urinar. O seu médico também fará um exame geral para saber se a infecção se espalhou para outros órgãos, como os rins.

O próximo passo é coletar urina para verificar se há pus ou bactérias presentes – sintomas de um caso típico de prostatite aguda. Você também poderá fazer um exame de sangue para saber como está o funcionamento dos rins e se o sangue está normal. Raramente, o médico pede ultrassom ou tomografia computadorizada (TC) para examinar melhor a infecção da próstata.

Como Evitar a Prostatite Aguda

A maioria dos casos de prostatite não pode ser evitada. No entanto, se uma infecção for detectada precocemente, o tratamento tende a ser mais rápido. Além disso, alguns casos de prostatite são causados por bactérias transmitidas sexualmente. Nesse caso, a prevenção é a prática de sexo seguro.

Tratamento da Prostatite Aguda

A prostatite aguda é tratada com antibióticos. Em casos severos, os antibióticos precisam ser administrados por via intravenosa, especialmente se você estiver com náusea ou vomitando. Nos outros casos, os antibióticos podem ser tomados oralmente. Como a passagem dos antibióticos da corrente sanguínea até a próstata é difícil, o médico geralmente receita estes medicamentos por três ou mais semanas.

Se você estiver muito enfermo, o seu médico pode te deixar internado para observação. Normalmente, essa internação dura poucos dias. Se a próstata estiver muito inflamada, talvez seja preciso inserir um cateter para drenar a urina. O cateter pode ficar até uma semana no seu corpo, mas à medida que a infecção vai desaparecendo, você voltará a urinar normalmente.

Quando Procurar Atendimento Médico

Procure atendimento médico se você tiver:

  • Dor ou dificuldade para urinar;
  • Sangue ou pus na urina;
  • Dor severa nas costas ou virilha, acompanhadas de febre;
  • Uma reação ao antibiótico prescrito para tratar a sua infecção de próstata, como reações na pele, náusea ou diarreia severa.

A demora no tratamento pode causar a disseminação da infecção. Em casos severos, a pessoa pode ficar extremamente enferma e precisar de atendimento médico de emergência.

Prostatite Aguda Tem Cura?

Sim. A maioria dos casos de prostatite aguda reage prontamente ao tratamento. O seu médico pode receitar antibióticos por vários dias. Mesmo que você se sinta melhor, é importante que tome todas as doses conforme a receita. A dificuldade para urinar pode persistir por algum tempo, mas deverá desaparecer completamente.

Em alguns homens, a prostatite aguda evolui para uma infecção persistente conhecida como prostatite crônica. Essa infecção pode ser difícil de tratar e, geralmente, requer antibioticoterapia prolongada e outros tipos de tratamento.

Fonte: Harvard Health Decision Guides – Todos os direitos reservados

Compartilhe