Pular
MedClick: Informação Para Viver Bem.

Saúde de A-Z

TAMANHO DA LETRA
A
A
A

Asma

Causas, sintomas, diagnóstico, tratamento, prognóstico
(continuação)

Tratamento

Se você tem asma crônica, você deve discutir com seu médico um plano de controle da asma. O plano deve especificar como evitar os desencadeantes da asma, quando e com que frequência os medicamentos devem ser tomados, como lidar com crises agudos e como usar o PFE. IMPORTANTE: mesmo que você não esteja apresentando os sintomas da asma, os medicamentos de manutenção devem ser tomados como foram prescritos.

Vários tipos de medicamentos estão à disposição para o tratamento da asma. Alguns tratam crises agudas, enquanto outros evitam que elas ocorram.

Os broncodilatadores relaxam a musculatura em volta das vias aéreas para melhorar o fluxo de ar, e são normalmente inalados. Uma classe de broncodilatadores chamados beta agonistas, incluindo o salbutamol, podem ser prescritos exclusivamente para sintomas leves e ocasionais. O salbutamol também é usado como um medicamento de alívio para acabar com uma crise de asma. Ele pode ser inalado por um inalador ou tomado através de um nebulizador, um aparelho que mistura medicamentos com vapor para inalação.

Outros broncodilatadores, incluindo-se salmeterol e teofilina, são usados para prevenir e controlar a asma. Eles não são úteis em caso de uma crise asmática porque demoram a fazer efeito.

Os anti-inflamatórios geralmente são usados para evitar que ocorram crises de asma. Essas drogas agem na redução da inflamação e da constrição dos músculos das vias aéreas. Os corticoides, inalatórios ou orais, reduzem a inflamação e são usados no tratamento da asma moderada ou grave. As pessoas com asma moderada conseguem controlar sua doença muito bem com o uso de corticoides inalatórios.

Os corticoides orais ou intravenosos são administrados em dosagens mais altas para servir apenas como medicação de "resgate", e seus efeitos podem durar vários dias ou semanas. Se usados diariamente, o cromoglicato de sódio e o nedocromil são anti-inflamatórios que podem evitar crises em pacientes com asma leve a moderada. Eles também podem ser usados antes da exposição a um fator desencadeante da asma como, por exemplo, antes de fazer atividade física ou de ter contato com animais.

Próxima Página: Tratamento (continuação)

Ferramentas & Slides no MedClick

Como Parar de Fumar
Confira as dicas dos especialistas.
Alimentos Bons Para o Cérebro
Melhore sua concentração.
Picadas de Insetos
Identifique-os pelas suas picadas.
Aids / HIV
Mitos e Verdades Sobre HIV/Aids.
Calorias
Quantas calorias seu corpo precisa.
Suor
O que te faz suar além do normal?
Altura da Criança
Veja o quanto seu filho pode crescer.
Sinais do Mal de Alzheimer
10 sinais de alerta da doença.
Raças de Cachorro
Conheça cada raça em detalhes.
Anticoncepcionais
Qual é a melhor opção para você?
Álcool no Sangue
Fatores que influenciam.
Como Diminuir o Colesterol
15 dicas para reduzir o LDL.