Pular
MedClick: Informação Para Viver Bem.

Saúde de A-Z

TAMANHO DA LETRA
A
A
A

Cálculos Renais (Pedra nos rins)

Tipos, causas, sintomas, tratamento e prognóstico

O Que São Cálculos Renais?

Os cálculos renais, popularmente conhecidos como pedra nos rins, são acúmulos sólidos e anormais de substâncias químicas que se formam dentro dos rins. Essa condição também é chamada de nefrolitíase ou urolitíase. Muitas vezes os cálculos renais são tão pequenos quanto grãos de areia, e saem do organismo pela urina sem causar desconforto algum. Os cálculos podem ter o tamanho de uma ervilha, de uma bola-de-gude ou ainda maiores. Alguns desses cálculos maiores são muito grandes para serem eliminados pelos rins. Outros conseguem passar pelo estreito tubo que fica entre o rim e a bexiga (ureter), onde acabam ficando presos. Os cálculos presos podem causar diferentes sintomas como dor severa, obstrução do fluxo de urina e sangramento das paredes do trato urinário.

Os cálculos renais são um problema muito comum e afetam aproximadamente 12% da população mundial. Existem vários tipos de cálculos e são muitos os motivos pelos quais eles se formam. Os especialistas classificaram os cálculos renais em quatro diferentes famílias, com base nas suas composições químicas:

  • Cálculos de oxalato de cálcio. Esses cálculos representam mais de 75% de todos os cálculos renais. São mais comuns nos homens do que nas mulheres, e mais comuns em adultos do que em crianças. Em 50% das pessoas com cálculos de oxalato de cálcio, eles se formam devido a um aumento no nível de cálcio na urina, o que, provavelmente, é hereditário. Em outras pessoas, os cálculos de oxalato de cálcio são causadas por outras condições como excesso de paratormônio, altos níveis de ácido úrico (em pessoas que têm gota), doença intestinal, cirurgia bariátrica ou problemas renais.
  • Cálculos de estruvita. Esses cálculos são formados de magnésio e amônia, e estão relacionados a infecções do trato urinário causadas por bactérias. Os cálculos de estruvita representam de 10% a 15% de todos os cálculos renais, porém, são mais raros agora que as infecções do trato urinário são mais facilmente reconhecidas e tratadas. Os cálculos de estruvita são mais comuns nas mulheres do que nos homens, e frequentemente se desenvolvem em pessoas que têm cateteres urinários há algum tempo.

Próxima Página: Tipos de cálculos renais (continuação)

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ferramentas & Slides no MedClick

Como Parar de Fumar
Confira as dicas dos especialistas.
Alimentos Bons Para o Cérebro
Melhore sua concentração.
Picadas de Insetos
Identifique-os pelas suas picadas.
Aids / HIV
Mitos e Verdades Sobre HIV/Aids.
Calorias
Quantas calorias seu corpo precisa.
Suor
O que te faz suar além do normal?
Altura da Criança
Veja o quanto seu filho pode crescer.
Sinais do Mal de Alzheimer
10 sinais de alerta da doença.
Raças de Cachorro
Conheça cada raça em detalhes.
Anticoncepcionais
Qual é a melhor opção para você?
Álcool no Sangue
Fatores que influenciam.
Como Diminuir o Colesterol
15 dicas para reduzir o LDL.