TAMANHO DA LETRA
A
A
A

5 Curiosidades Sobre o Seu Pênis

Fatos que vão surpreender homens e mulheres

Foto: Divulgação
Especialistas respondem às principais dúvidas que homens e mulheres têm sobre o pênis.

Aí vão algumas coisas que você sempre quis saber sobre o seu pênis, mas não sabia para quem perguntar.

1. Seu Pênis Tem Vontade Própria

Provavelmente, você já percebeu que, às vezes, o seu pênis parece ter vontade própria. Talvez você lembre de ocasiões completamente inadequadas para se ter uma ereção; e o pior, sem que você quisesse.

A verdade é que você tem menos controle sobre o seu pênis do que outras partes do corpo como braços e pernas. Isso acontece porque o pênis corresponde a uma parte do sistema nervoso que nem sempre está sob controle consciente. Essa parte é chamada de sistema nervoso autônomo, que também regula os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea.

A excitação sexual normalmente é involuntária. O consciente também é responsável por isso, mas, muitas vezes, a excitação sexual acontece pelo sistema nervoso simpático. Além disso, impulsos cerebrais durante o sono causam ereções, quer você esteja sonhando com sexo ou com aquela prova que você esqueceu de estudar. Levantar muito peso ou fazer força para defecar também pode causar uma ereção.

Assim como o pênis cresce sem você querer, às vezes ele encolhe. "O pênis quando está flácido varia consideravelmente em tamanho de homem para homem," afirma o urologista Drogo Montague. O contato com a água ou ar frios faz o pênis encolher. Isso é uma função do sistema nervoso simpático.

O estresse emocional também envolve o sistema nervoso simpático, e tem o mesmo efeito que uma ducha fria, explica Montague. Quando você está relaxado e sentindo-se de bem com a vida, o seu pênis flácido parece maior do que quando você está estressado. O estresse emocional pode resultar em perda da libido e em problemas de ereção. Ambos, estresse e ansiedade, são as principais causas de impotência sexual temporária. Saber administrar o estresse e controlar a ansiedade ajuda a normalizar a função erétil.

Obviamente, nem toda disfunção erétil (impotência sexual) é causada por problemas psicológicos como o estresse. Problemas físicos como aterosclerose ou pressão alta podem impedir o fluxo de sangue para o pênis. O diabetes tipo 2 pode danificar os vasos sanguíneos e os nervos envolvidos na ereção. O consumo excessivo de álcool também pode atrapalhar a tentativa de ereção.

O pênis é "como um barômetro do sistema nervoso," brinca o Dr. Montague. Por isso, aquele cumprimento, "E aí, tudo em cima?" faz todo o sentido.

Ferramentas & Slides no MedClick

Como Parar de Fumar
Confira as dicas dos especialistas.
Alimentos Bons Para o Cérebro
Melhore sua concentração.
Picadas de Insetos
Identifique-os pelas suas picadas.
Aids / HIV
Mitos e Verdades Sobre HIV/Aids.
Calorias
Quantas calorias seu corpo precisa.
Suor
O que te faz suar além do normal?
Altura da Criança
Veja o quanto seu filho pode crescer.
Sinais do Mal de Alzheimer
10 sinais de alerta da doença.
Raças de Cachorro
Conheça cada raça em detalhes.
Anticoncepcionais
Qual é a melhor opção para você?
Álcool no Sangue
Fatores que influenciam.
Como Diminuir o Colesterol
15 dicas para reduzir o LDL.