TAMANHO DA LETRA
A
A
A

Impotência Sexual (disfunção erétil)

Causas, diagnóstico e tratamento

Foto: Divulgação
A impotência sexual (disfunção erétil) pode ter causas físicas e psicológicas.

A impotência (disfunção erétil) é a incapacidade de iniciar e de manter uma ereção em pelo menos 50% das tentativas durante a relação sexual ou a falta de desejo sexual.

Causas

A impotência pode ser provocada por um problema vascular, por distúrbios neurológicos, por certos medicamentos, por anomalias no pênis ou por problemas psicológicos que interferem na excitação sexual. As causas físicas são mais frequentes nos homens mais velhos e os problemas psicológicos nos jovens. A impotência é um problema que se torna mais frequente com a idade, apesar de não ser considerada uma etapa normal do processo de envelhecimento. Cerca de 50% dos homens com 65 anos e 75% dos homens com 80 anos são impotentes.

Como o pênis precisa de um fluxo de sangue adequado para atingir a ereção, as doenças nos vasos sanguíneos, como a aterosclerose, podem provocar impotência. A impotência também pode ser provocada por um coágulo de sangue ou então por uma cirurgia vascular que impeça o fluxo de sangue para o pênis. Em 75% dos homens impotentes que têm um funcionamento neurológico e hormonal normal, o sangue chega ao pênis de forma adequada, mas sai com muita rapidez.

As afecções dos nervos que entram e que saem do pênis também podem provocar impotência. Estas afecções podem ter causas muito diversas, como lesões, diabetes mellitus, esclerose múltipla, acidente vascular cerebral (AVC) e medicamentos. O diabetes provoca um tipo de lesão nervosa que é uma causa muito frequente de impotência, principalmente nos idosos. O alcoolismo provoca lesão semelhante. Uma doença na porção inferior da medula espinal e a cirurgia de reto ou próstata também podem danificar os nervos do pênis.

Os medicamentos são responsáveis por aproximadamente 25% dos casos de impotência, principalmente nos homens mais velhos, que têm tendência para consumir mais medicamentos. Os medicamentos que mais provocam impotência incluem todos os anti-hipertensivos, os antipsicóticos, os antidepressivos, alguns sedativos, a cimetidina e o lítio. O álcool também pode provocar impotência.

Em certos casos, a impotência tem a sua origem em problemas hormonais. As baixas concentrações de testosterona, por exemplo, podem provocar impotência. No entanto, os baixos níveis de hormônios masculinos, que tendem a surgir com o envelhecimento, estão mais intimamente relacionados com uma diminuição do desejo sexual (libido).

Certos fatores psicológicos, como a depressão e a ansiedade, podem levar à impotência, tal como a culpa sexual, o medo da intimidade e a ambivalência em relação à orientação sexual.

Ferramentas & Slides no MedClick

Como Parar de Fumar
Confira as dicas dos especialistas.
Alimentos Bons Para o Cérebro
Melhore sua concentração.
Picadas de Insetos
Identifique-os pelas suas picadas.
Aids / HIV
Mitos e Verdades Sobre HIV/Aids.
Calorias
Quantas calorias seu corpo precisa.
Suor
O que te faz suar além do normal?
Altura da Criança
Veja o quanto seu filho pode crescer.
Sinais do Mal de Alzheimer
10 sinais de alerta da doença.
Raças de Cachorro
Conheça cada raça em detalhes.
Anticoncepcionais
Qual é a melhor opção para você?
Álcool no Sangue
Fatores que influenciam.
Como Diminuir o Colesterol
15 dicas para reduzir o LDL.