TAMANHO DA LETRA
A
A
A

Teste de Antígeno Prostático Específico

O teste de PSA pode revelar o câncer de próstata

Foto: Divulgação
Os níveis de antígeno prostático específico no sangue podem indicar a presença de um tumor na próstata.

O teste de antígeno prostático específico, ou simplesmente teste de PSA, é um teste que mede a quantidade da substância homônima no sangue do homem. Essa substância é produzida pela próstata, uma glândula localizada próxima à bexiga do homem. Normalmente, os níveis de PSA aumentam à medida que o homem envelhece, mas um nível de PSA acima do normal pode ser indício do desenvolvimento de câncer na próstata. Entretanto, outras enfermidades não-cancerosas também podem elevar os níveis de PSA, tais como prostatite (inflamação da próstata) e hiperplasia prostática benigna - um aumento da próstata que afeta muitos homens de idade.

Para Que Serve Esse Teste?

O teste de PSA é usado principalmente para o diagnóstico do câncer de próstata. Em homens que já tenham sido diagnosticados com câncer de próstata, o PSA é medido novamente para saber se o câncer reapareceu após a cirurgia ou para verificar se ele está crescendo ou diminuindo após o tratamento hormonal ou de radioterapia.

Existem controvérsias sobre a necessidade de fazer exames de rastreamento para o câncer de próstata. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens brasileiros (o primeiro é o câncer de pele) e o segundo câncer que mais leva a óbitos entre os homens (o primeiro é o câncer de pulmão). O teste de PSA pode ser usado para detectar o estágio inicial do câncer de próstata, isto é, antes que a doença cause qualquer sintoma. Muitos especialistas acreditam que o teste de PSA é a melhor forma de evitar as mortes pelo câncer de próstata, já que quanto mais cedo a doença for diagnosticada e tratada, maiores são as chances de cura.

Porém, outros especialistas temem que se o PSA for usado indiscriminadamente, alguns homens serão diagnosticados e tratados de um câncer que tenha pequeno potencial para causar danos. De fato, muitos homens idosos desenvolvem um tipo de tumor na próstata que não se dissemina e nunca causa qualquer problema. A maioria desses tumores inofensivos nunca são detectados se não for feito o rastreamento. Sabendo-se que o tratamento contra o câncer de próstata pode causar sérios efeitos colaterais, fazer o rastreamento para câncer de próstata em todos os homens poderia ser mais prejudicial que benéfico. Infelizmente, não existe uma forma confiável de determinar com antecedência quais casos precisam de tratamento e quais não têm potencial para causar danos.

Ferramentas & Slides no MedClick

Como Parar de Fumar
Confira as dicas dos especialistas.
Alimentos Bons Para o Cérebro
Melhore sua concentração.
Picadas de Insetos
Identifique-os pelas suas picadas.
Aids / HIV
Mitos e Verdades Sobre HIV/Aids.
Calorias
Quantas calorias seu corpo precisa.
Suor
O que te faz suar além do normal?
Altura da Criança
Veja o quanto seu filho pode crescer.
Sinais do Mal de Alzheimer
10 sinais de alerta da doença.
Raças de Cachorro
Conheça cada raça em detalhes.
Anticoncepcionais
Qual é a melhor opção para você?
Álcool no Sangue
Fatores que influenciam.
Como Diminuir o Colesterol
15 dicas para reduzir o LDL.