TAMANHO DA LETRA
A
A
A

Vasectomia

Respostas para as principais perguntas sobre a cirurgia
(continuação)

A Vasectomia é Eficaz?

A vasectomia é muito eficaz. Estima-se que, de cada 10.000 casais, apenas 15 engravidam durante o primeiro ano após a vasectomia. Embora seja raro, a gravidez pode ocorrer até mesmo anos após a cirurgia.

Embora alguns homens consigam reverter suas vasectomias, esse processo envolve uma cirurgia mais complexa, dispendiosa e sem garantia de sucesso. Por isso, considera-se a vasectomia apropriada apenas para aqueles que desejam um método contraceptivo permanente.

Como é o Processo de Recuperação Após Uma Vasectomia?

Após a vasectomia, o paciente provavelmente sentirá alguma dor por alguns dias, e deve repousar por, pelo menos, um dia. Em menos de uma semana, ele já estará completamente recuperado. Muitos homens que fazem a cirurgia numa sexta-feira voltam ao trabalho na segunda. Embora complicações como inchaço, dor, inflamação e infecção possam ocorrer, elas são relativamente incomuns e, quase nunca, mais sérias. Todavia, se você tiver esses sintomas, avise o seu médico.

Quais São os Efeitos Colaterais de Uma Vasectomia?

O principal estudo já realizado sobre os efeitos colaterais que ocorrem nos 10 primeiros anos após a vasectomia foi publicado no British Medical Journal em 1992. Os pesquisadores perguntaram para mais de 10.000 homens vasectomizados, e para o mesmo número de homens não-vasectomizados, se eles tinham desenvolvido, de uma lista de 99 diferentes doenças, alguma delas. Descobriu-se que apenas uma condição, a epididimite/orquite (descrita como inchaço e dor nos testículos ou epidídimos) era mais comum após a vasectomia. Essa inflamação local geralmente ocorre durante o primeiro ano após a cirurgia. Quando tratada com compressa quente, ela desaparece em uma semana, normalmente.

Tem Como Reverter Uma Vasectomia?

A maior vantagem da vasectomia - seu caráter permanente - é também a maior desvantagem. O procedimento em si é simples, mas revertê-lo é difícil, caro e, muitas vezes, mal sucedido. Cientistas estão pesquisando novos métodos de bloquear o ducto deferente que produzam menos danos ao tecido e possam permitir uma reversão mais bem-sucedida. No entanto, esses métodos ainda estão em fase de estudos e suas eficácias ainda não foram comprovadas. Hoje, o que é possível fazer é armazenar o sêmen em um banco de esperma para assegurar a possibilidade de ter filhos no futuro. Todavia, isso é dispendioso e os espermatozoides do sêmen nem sempre permanecem viáveis (aptos para causar uma gravidez). Por todos esses motivos, os médicos aconselham que a vasectomia seja feita apenas por homens que estejam preparados para aceitar o fato de que não poderão mais gerar um filho. Para chegar a essa decisão, o homem deveria considerar outros métodos contraceptivos com o auxílio de um profissional de saúde. Homens casados e em relacionamento estável também deveriam discutir o assunto com as suas parceiras.

Ferramentas & Slides no MedClick

Como Parar de Fumar
Confira as dicas dos especialistas.
Alimentos Bons Para o Cérebro
Melhore sua concentração.
Picadas de Insetos
Identifique-os pelas suas picadas.
Aids / HIV
Mitos e Verdades Sobre HIV/Aids.
Calorias
Quantas calorias seu corpo precisa.
Suor
O que te faz suar além do normal?
Altura da Criança
Veja o quanto seu filho pode crescer.
Sinais do Mal de Alzheimer
10 sinais de alerta da doença.
Raças de Cachorro
Conheça cada raça em detalhes.
Anticoncepcionais
Qual é a melhor opção para você?
Álcool no Sangue
Fatores que influenciam.
Como Diminuir o Colesterol
15 dicas para reduzir o LDL.