Pular
MedClick: Informação Para Viver Bem.
TAMANHO DA LETRA
A
A
A

Cólica em Bebês

Sintomas, diagnóstico e tratamento

Foto: Science Photo Library
Leves tapinhas nas costas ajudam o bebê arrotar, evitando cólicas e gases.

A cólica é um distúrbio no qual o lactente apresenta episódios de choro e irritabilidade acompanhados pelo que parece ser uma dor abdominal.

A cólica, termo derivado de cólon (parte do intestino grosso), tem sido atribuída a um acúmulo excessivo de gás no intestino, porém ainda não se sabe qual a sua causa exata. A cólica pode iniciar logo após o lactente ter recebido alta hospitalar, mas, em geral, ela começa algumas semanas mais tarde.

Ela pode ocorrer de modo intermitente durante os primeiros 3 ou 4 meses.

Sintomas & Diagnóstico

A cólica é caracterizada por episódios de choro incontrolável, o qual comumente ocorre em um determinado momento do dia ou da noite. Contudo, alguns lactentes choram de modo incessante. O choro excessivo faz com que o lactente engula ar, o que produz flatulência (acúmulo de gases) e distensão abdominal.

Geralmente, um lactente com cólica alimenta-se e ganha peso de modo satisfatório, parece muito faminto e, frequentemente, suga vigorosamente qualquer coisa. O médico diagnostica a cólica excluindo as outras causas de choro e irritabilidade (p.ex., alimentação inadequada, estimulação excessiva, doença e alergia ao leite).

Tratamento

Um lactente que apresenta cólicas pode acalmar quando colocado no colo, embalado, com palmadas delicadas nas costas ou massagem abdominal. Um lactente que demonstra uma urgência desesperada de sugar ou que se queixa logo após uma refeição provavelmente necessita mamar mais. Quando ele leva menos de 20 minutos para esvaziar uma mamadeira, devem ser tentados bicos diferentes com orifícios menores. Uma chupeta também pode acalmar o lactente.

Um lactente muito ativo e agitado pode acalmar com a troca de fralda. Muito raramente, um sedativo precisa ser administrado uma hora antes do período previsto de irritação. De qualquer modo, as cólicas geralmente desaparecem em torno dos 3 meses de idade.

Ferramentas & Slides no MedClick

Como Parar de Fumar
Confira as dicas dos especialistas.
Alimentos Bons Para o Cérebro
Melhore sua concentração.
Picadas de Insetos
Identifique-os pelas suas picadas.
Aids / HIV
Mitos e Verdades Sobre HIV/Aids.
Calorias
Quantas calorias seu corpo precisa.
Suor
O que te faz suar além do normal?
Altura da Criança
Veja o quanto seu filho pode crescer.
Sinais do Mal de Alzheimer
10 sinais de alerta da doença.
Raças de Cachorro
Conheça cada raça em detalhes.
Anticoncepcionais
Qual é a melhor opção para você?
Álcool no Sangue
Fatores que influenciam.
Como Diminuir o Colesterol
15 dicas para reduzir o LDL.