Pular
MedClick: Informação Para Viver Bem.
TAMANHO DA LETRA
A
A
A

Puberdade Precoce

Causas, sintomas, diagnóstico e tratamento

Foto: Getty
A puberdade precoce é a maturação sexual que inicia antes dos 8 anos na menina ou antes dos 10 anos no menino.

A puberdade precoce é a maturação sexual que inicia antes dos 8 anos na menina ou antes dos 10 anos no menino.

Nos casos de puberdade precoce verdadeira, as glândulas sexuais (ovários ou testículos) amadurecem e a aparência externa da criança torna-se mais adulta. Ocorre o crescimento dos pelos pubianos e a alteração da forma do corpo. Na puberdade pseudoprecoce, somente a aparência externa torna-se mais adulta, enquanto as glândulas sexuais permanecem imaturas.

A puberdade precoce verdadeira é mais comum em meninas do que em meninos.

Causas

A puberdade precoce é causada pela liberação precoce de gonadotrofinas (hormônios sexuais) pela hipófise. A liberação precoce dos hormônios pode ser causada por uma anomalia hipofisária (p.ex., um tumor) ou por uma anomalia do hipotálamo (região do cérebro que controla a hipófise). Aproximadamente 60% dos meninos com puberdade precoce apresentam uma anomalia identificável. Já nas meninas, nenhuma anomalia pode ser detectada em aproximadamente 80% dos casos, mas a maioria das meninas com menos de 4 anos de idade com puberdade precoce verdadeira apresentam uma anomalia cerebral.

Na puberdade pseudoprecoce, ocorre a produção de níveis elevados de androgênios (hormônios sexuais masculinos) ou de estrogênios (hormônios sexuais femininos). A causa pode ser um tumor de adrenal ou um tumor testicular ou ovariano. Esses hormônios não induzem a maturação das glândulas sexuais, mas conferem à criança a aparência de um adulto.

Em um raro distúrbio hereditário que afeta o sexo masculino, a testotoxicose é resultado direto da maturação dos testículos, independente do hipotálamo ou da hipófise. De modo similar, a síndrome de McCune-Albright é uma condição que causa puberdade pseudoprecoce com doença óssea, pigmentação irregular da pele e distúrbios hormonais.

Sintomas

Tanto na puberdade precoce verdadeira como na pseudoprecoce, o menino apresenta pilificação facial, axilar e pubiana. O seu pênis aumenta de tamanho e ele apresenta uma aparência mais masculina.

Ferramentas & Slides no MedClick

Como Parar de Fumar
Confira as dicas dos especialistas.
Alimentos Bons Para o Cérebro
Melhore sua concentração.
Picadas de Insetos
Identifique-os pelas suas picadas.
Aids / HIV
Mitos e Verdades Sobre HIV/Aids.
Calorias
Quantas calorias seu corpo precisa.
Suor
O que te faz suar além do normal?
Altura da Criança
Veja o quanto seu filho pode crescer.
Sinais do Mal de Alzheimer
10 sinais de alerta da doença.
Raças de Cachorro
Conheça cada raça em detalhes.
Anticoncepcionais
Qual é a melhor opção para você?
Álcool no Sangue
Fatores que influenciam.
Como Diminuir o Colesterol
15 dicas para reduzir o LDL.