Pular
MedClick: Informação Para Viver Bem.
TAMANHO DA LETRA
A
A
A

Vacina Hib - Haemophilus influenzae Tipo B

Imunização contra meningite e outras infecções

Apesar do nome, a bactéria Haemophilus influenzae tipo b, ou Hib, não causa influenza (ou gripe). Contudo, essa bactéria causa a doença Hib, uma séria ameaça de saúde para crianças de até 5 anos de idade. Felizmente, a vacina Hib, disponível desde 1999, assegura uma eficiente proteção contra essa ameaça.

O que é a Doença Hib?

A doença Hib é uma infecção bacteriana invasiva que já foi considerada a causa mais comum de meningite bacteriana. A meningite é uma infecção das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. A meningite bacteriana é uma infecção grave que pode causar febre, torpor mental, coma e morte. De 3% a 6% das crianças que têm a doença acabam não resistindo e morrem. Mesmo quando as crianças sobrevivem, muitas delas ficam com sequelas nervosas e cerebrais, tais como cegueira, paralisia e retardo mental.

Além de meningite, o Hib pode causar pneumonia, epiglotite (uma infecção de garganta que pode causar dificuldades de respiração), septicemia, infecção nas articulações e artrite.

O Hib é transmitido através das gotículas de tosse ou espirro. Após a introdução da vacina tetravalente (DTP + Hib), a incidência de meningite causada por essa bactéria diminuiu significativamente.

A Vacina Hib Pode Causar a Doença Hib?

A bactéria Hib possui um revestimento; a vacina Hib é feita desse revestimento que, ligado a uma proteína, ajuda as defesas do nosso corpo formar uma imunidade ao Hib. Considerando que não é utilizada a bactéria inteira, a vacina não causa uma infecção por Hib e portanto, não causa a doença Hib.

Então a Vacina Hib é Segura? Ela Pode Ser Tomada Com Outras Vacinas?

A vacina é segura. Os efeitos colaterais mais comuns são dor, inchaço ou vermelhidão no local da injeção. Não há nenhum efeito colateral grave e raramente ocorrem reações alérgicas severas.

É seguro dar a vacina juntamente com outras vacinas. Isso é feito rotineiramente pelo Ministério da Saúde com a vacina tetravalente (DTP + Hib).

Quem Deve Se Vacinar?

O Ministério da Saúde recomenda que a vacina seja dada a crianças menores de 5 anos de idade. A primeira dose deve ser administrada, preferencialmente, aos 2 meses de idade.

Considerando-se que a doença Hib é muito rara em crianças acima de 5 anos e que a maioria dos adultos já desenvolveram anticorpos para o Hib, a vacina não é recomendada para indivíduos acima dos 5 anos de idade, a menos que estejam sob um risco maior de uma infecção por Hib.

Ferramentas & Slides no MedClick

Como Parar de Fumar
Confira as dicas dos especialistas.
Alimentos Bons Para o Cérebro
Melhore sua concentração.
Picadas de Insetos
Identifique-os pelas suas picadas.
Aids / HIV
Mitos e Verdades Sobre HIV/Aids.
Calorias
Quantas calorias seu corpo precisa.
Suor
O que te faz suar além do normal?
Altura da Criança
Veja o quanto seu filho pode crescer.
Sinais do Mal de Alzheimer
10 sinais de alerta da doença.
Raças de Cachorro
Conheça cada raça em detalhes.
Anticoncepcionais
Qual é a melhor opção para você?
Álcool no Sangue
Fatores que influenciam.
Como Diminuir o Colesterol
15 dicas para reduzir o LDL.