Pular
MedClick: Informação Para Viver Bem.
TAMANHO DA LETRA
A
A
A

Vacina Oral de Rotavírus Humano (VORH)

O rotavírus causa diarreia grave e pode levar à morte

O Rotavírus tem esse nome pelo fato de que, visto em um microscópio, o vírus se parece com uma roda. E tal qual uma roda, o rotavírus fica girando. Esse perigoso vírus provoca gastroenterite aguda grave com diarreia e vômito, principalmente em bebês e crianças. Felizmente, existe uma vacina de rotavírus segura e capaz de proteger seus filhos dessa doença.

Quão Grave é Uma Infecção por Rotavírus?

Em todo mundo, a infecção por rotavírus é a principal causa de diarreia grave entre crianças, causando a cada ano 2 milhões de hospitalizações e mais de 500.000 mortes de crianças com até 5 anos de idade. Crianças com mais de 5 anos de idade e adultos também podem ser infectados pelo vírus, mas os sintomas são geralmente mais moderados.

O rotavírus é altamente contagioso. O microrganismo se aloja nas fezes da pessoa infectada e pode permanecer viável por muito tempo em superfícies contaminadas, inclusive nas mãos das pessoas. A criança pega a doença ao tocar em algo que esteja contaminado e levar a mão à boca.

A transmissão da doença é um problema particular em hospitais e creches onde o vírus pode ser facilmente disseminado de criança para criança. Ele também pode ser facilmente disseminado pelas funcionárias das creches, principalmente quando elas trocam fraldas e não lavam as mãos adequadamente.

Os sintomas da infecção por rotavírus, que pode durar até oito dias, incluem febre, náusea, cólicas e diarreia. Se for grave, a diarreia causará desidratação - esta, a responsável pelas hospitalizações e mortes associadas à doença.

Qual a Eficácia da Vacina de Rotavírus? Ela é Segura?

Estudos sobre a vacina de rotavírus mostraram que ela pode prevenir aproximadamente 74% dos casos de rotavírus. Mais importante: ela pode prevenir aproximadamente 98% dos casos graves e 96% das hospitalizações por rotavírus.

Antes de ser aprovada em 2006, a vacina de rotavírus foi testada em mais de 70.000 crianças e ficou comprovada a sua segurança. Existia uma vacina anterior, mas depois de dois anos de uso, descobriu-se que ela aumentava o risco de intussuscepção intestinal - um problema no qual o intestino delgado se vira para dentro dele mesmo, causando uma obstrução intestinal que pode ser fatal. Esse fato era raro - afetava uma em cada 10.000 crianças que recebiam a vacina - e a vacina foi tirada de circulação.

A nova vacina de rotavírus é uma vacina diferente. Mesmo assim, ela foi testada especificamente para a possibilidade de intussuscepção intestinal e foi constatado que ela não aumenta o risco desse problema.

Ferramentas & Slides no MedClick

Como Parar de Fumar
Confira as dicas dos especialistas.
Alimentos Bons Para o Cérebro
Melhore sua concentração.
Picadas de Insetos
Identifique-os pelas suas picadas.
Aids / HIV
Mitos e Verdades Sobre HIV/Aids.
Calorias
Quantas calorias seu corpo precisa.
Suor
O que te faz suar além do normal?
Altura da Criança
Veja o quanto seu filho pode crescer.
Sinais do Mal de Alzheimer
10 sinais de alerta da doença.
Raças de Cachorro
Conheça cada raça em detalhes.
Anticoncepcionais
Qual é a melhor opção para você?
Álcool no Sangue
Fatores que influenciam.
Como Diminuir o Colesterol
15 dicas para reduzir o LDL.