Pular
MedClick: Informação Para Viver Bem.
TAMANHO DA LETRA
A
A
A

Menopausa

Sintomas e tratamentos

Foto: Divulgação
A menopausa é o momento na vida da mulher em que cessam os ciclos menstruais.

A menopausa começa no final da última menstruação. No entanto, esse fato só é comprovado mais tarde, quando não há fluxo menstrual durante, pelo menos, 12 meses. A idade média em que a menopausa começa é por volta dos 50 anos, mas a menopausa também aparece normalmente em mulheres com apenas 40 anos.

Os ciclos menstruais regulares podem continuar até à menopausa, mas em geral as últimas menstruações têm uma duração e uma quantidade de fluxo variável. Progressivamente, cada vez menos ciclos são acompanhados da liberação de um óvulo.

Com o passar do tempo, os ovários respondem cada vez menos à estimulação provocada pelo hormônio luteinizante e pelo hormônio foliculoestimulante, secretado pela hipófise. Em consequência, os ovários secretam, progressivamente, menos quantidade de estrogênios e de progesterona e a liberação de óvulos (ovulação), finalmente, para.

A menopausa prematura é a que acontece antes dos 40 anos. Entre as causas destacam-se uma predisposição genética e doenças autoimunes, nas quais o sistema imunológico passa a atacar várias glândulas, entre elas os ovários. O hábito de fumar também é associado à menopausa prematura.

A menopausa artificial deriva de uma intervenção médica que reduz ou interrompe a secreção hormonal dos ovários. Estas intervenções incluem a cirurgia, para extrair os ovários ou para reduzir a quantidade de sangue que recebem, e a quimioterapia ou a radioterapia sobre a pelve (incluindo os ovários), para tratamento do câncer. A cirurgia de retirada do útero (histerectomia) tem como consequência a suspensão da menstruação, mas não afeta a quantidade de hormônios já que os ovários continuam intactos e, portanto, não provoca menopausa.

Sintomas

Durante o período anterior à menopausa (tecnicamente denominado climatério, porém mais recentemente chamado perimenopausa) pode não haver sintomas ou estes serem suaves, moderados ou agudos. Os fogachos, ou ondas de calor, afetam 75% das mulheres. Durante um acesso de calor, a pele, em especial a da cabeça e do pescoço, fica vermelha e quente e a transpiração pode ser intensa. A maioria das mulheres têm fogachos durante mais de um ano e, entre 25% e 50%, durante mais de cinco anos. Essas ondas de calor duram entre 30 segundos e 5 minutos e podem ser seguidos de calafrios.

Ferramentas & Slides no MedClick

Como Parar de Fumar
Confira as dicas dos especialistas.
Alimentos Bons Para o Cérebro
Melhore sua concentração.
Picadas de Insetos
Identifique-os pelas suas picadas.
Aids / HIV
Mitos e Verdades Sobre HIV/Aids.
Calorias
Quantas calorias seu corpo precisa.
Suor
O que te faz suar além do normal?
Altura da Criança
Veja o quanto seu filho pode crescer.
Sinais do Mal de Alzheimer
10 sinais de alerta da doença.
Raças de Cachorro
Conheça cada raça em detalhes.
Anticoncepcionais
Qual é a melhor opção para você?
Álcool no Sangue
Fatores que influenciam.
Como Diminuir o Colesterol
15 dicas para reduzir o LDL.