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Alimentação

Dicas de Alimentação Para Baixar o Colesterol

Se você está com o colesterol alto (nível de colesterol total de 240mg/dL ou acima disso), para reduzir o risco de infarto, você deve tomar algumas medidas. Para cada redução de 10% no seu nível de colesterol, o seu risco de infarto cai de 20% a 30%.

hambúrguer

O tomate, a alface e a cebola, neste caso, não vão te ajudar a baixar o colesterol. Foto: Rob Owen-Wahl/Free Images.



Existem várias formas de baixar o colesterol, como perder peso se for necessário, ser mais ativo e escolher alimentos saudáveis. A seguir, listamos três formas bem simples para ter uma alimentação mais saudável, com menos colesterol:

  • Escolha gorduras saudáveis. Evite gorduras saturadas, que aumentam os níveis de colesterol ruim (LDL), e se livre das gorduras trans que, além de aumentar o LDL, reduzem o colesterol bom (HDL). Prefira as gorduras insaturadas que são encontradas em peixes, castanhas e óleos vegetais.
  • Prefira os integrais. Pães, massas e cereais integrais ajudam a evitar oscilações na taxa de glicose e te deixam saciado por mais tempo. Muitos destes alimentos contém fibras, que contribuem para baixar o colesterol LDL.
  • Faça escolhas saudáveis. Coma mais frutas e verduras. O ideal é substituir os doces e alimentos processados por aqueles alimentos naturais. Dê preferência ao leite desnatado no lugar do leite integral. Escolha iogurtes de marcas com menor teor de gordura e carboidratos (açúcar).

Caso as mudanças no seu estilo de vida não sejam suficientes para deixar o colesterol em níveis saudáveis, pergunte ao seu médico se você precisará tomar algum remédio para baixar o colesterol.

Fonte: HEALTHbeat

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