Voltar ao Topo
Saúde da Criança

Hipertrofia da Adenoide: Causas e Tratamento

A adenoide, também conhecida por tonsila faríngea, é uma massa de tecido pertencente ao sistema imunológico do ser humano que fica localizada no fundo da cavidade nasal. Sua função é ajudar a proteger o organismo de bactérias e vírus causadores de doenças transmitidas pelo ar.

A adenoide começa a se desenvolver quando a criança nasce e atinge seu tamanho máximo entre os 3 e 5 anos de idade. Depois dos 7 anos, ela começa a diminuir e, na adolescência, torna-se quase imperceptível. Quando a pessoa chegar à fase adulta, ela desaparece completamente.

adenoide

Adenoide inflamada é um problema comum na infância. Foto: Justyna Furmanczyk/Free Images.

Os bebês e as crianças pequenas ainda não têm um sistema imunológico desenvolvido. Por isso, a adenoide funciona como um reforço no combate às infecções dos pequenos. Depois de alguns anos, quando o sistema imunológico estiver mais desenvolvido, a adenoide não será mais necessária.

Ao contrário das tonsilas palatinas (amígdalas), que podem ser vistas quando você abre bem a boca de frente a um espelho, a adenoide só é visível quando o médico usa instrumental apropriado.

Por Que a Adenoide Fica Inflamada?

A adenoide captura os microrganismos que entram no corpo através da respiração nasal. Com isso, às vezes ela fica inchada temporariamente ao tentar combater uma infecção. Na maioria das vezes, esse inchaço desaparece sozinho. No entanto, às vezes é necessário tratamento médico.

Se o ataque bacteriano for muito agressivo, a própria adenoide pode ser infectada.

Adenoide inflamada é um problema comum na infância. Muitas vezes, as tonsilas palatinas também se inflamam ao mesmo tempo. A inflamação da adenoide pode causar os seguintes sinais e sintomas:

  • Nariz entupido (a criança passa a respirar só pela boca)
  • Problemas de ouvido
  • Dificuldades para dormir
  • Ronco
  • Garganta inflamada
  • Dificuldades para engolir
  • Inflamação dos linfonodos no pescoço (caroços)

Mesmo após o fim da infecção, a adenoide pode continuar inchada. Em algumas crianças, uma reação alérgica pode causar irritação à adenoide e, consequentemente, inflamação. Algumas crianças já nascem com a adenoide inchada.

O Que é Adenoidectomia?

É a cirurgia para remoção da adenoide. Este é um procedimento médico simples e rápido, com pouquíssimos riscos. Os especialistas afirmam que a remoção da adenoide não facilita o surgimento de novas infecções para a criança. O sistema imunológico vai se adaptar à falta da adenoide para combater vírus e bactérias. A maioria dos médicos não realiza a cirurgia de remoção da adenoide em crianças muito novas.

Às vezes, o médico poderá também remover as tonsilas palatinas (amígdalas) junto com a tonsila faríngea (adenoide). Tonsilectomia é o nome desse procedimento.

Existe ainda a possibilidade da adenoide voltar a se desenvolver depois de sua remoção.

Fonte: Medical News Today

Compartilhe

Deixe o seu comentário