Voltar ao Topo
Prevenção

18 Dicas Para Cuidar da Voz

Cantores, jornalistas, locutores, feirantes…para essas pessoas, a saúde da voz é fundamental. Para o restante da população, cuidar bem da voz é uma preocupação de poucos. Só quando ficamos sem ela, percebemos o quão importante é a voz para nossas vidas. Para evitar ficar rouco e sem voz, os especialistas dão 18 dicas para ter uma voz bonita e saudável.

voz

A voz humana é o resultado da atuação em conjunto dos sistemas nervoso, respiratório e digestivo, além de músculos, ligamentos e ossos. Foto: RAWKU5 / Free Images.


O que evitar

  1. Cigarros e drogas irritam as cordas vocais, o que pode provocar rouquidão. A longo prazo, a rouquidão pode evoluir para lesões mais sérias, inclusive câncer de laringe.
  2. Tosse e pigarro constantes são movimentos de alto impacto entre as cordas vocais, podendo machucá-las. Por isso, é importante descobrir a causa para acabar com a tosse e o pigarro.
  3. Chupar balas, pastilhas e sprays enquanto se fala, principalmente as mais ardidas, causam falsa sensação de alívio, uma espécie de anestesia, o que faz a pessoa forçar a garganta.
  4. Receitas caseiras, como gargarejo com líquido ácido do tipo limão e vinagre, podem irritar as cordas vocais.
  5. Comer em excesso ou ingerir alimentos de difícil digestão pode provocar o refluxo de ácido do estômago para a garganta, causando irritação.
  6. Beber líquidos gelados, bebidas alcoólicas e tomar remédios por conta própria para dor de garganta.
  7. Comer chocolate ou beber leite em demasia deixa a saliva mais viscosa, o que pode levar à vontade de pigarrear. O pigarro pode machucar as cordas vocais.
  8. Choques térmicos.
  9. Roupas apertadas que atrapalham a respiração, pois uma alteração na respiração leva a uma alteração na produção da voz.
  10. Quando estiver resfriado, evite forçar a voz.
  11. Evite contato direto com poluentes e fumaça.

Atitudes positivas

  1. Repouso. Descanse e durma bem; a voz reflete o cansaço físico e a falta de ânimo.
  2. Hidratação. Beba muito líquido, principalmente água. Com a hidratação, as cordas vocais vibram livremente.
  3. Tom da fala. Mantenha a voz sempre no seu tom natural; não se deve fazer esforço ao falar.
  4. Postura. Manter sempre uma boa postura corporal ajuda muito.
  5. Alergia e gripe. Poupe a voz durante crises alérgicas e estados gripais.
  6. Alimentação. Coma maçã. A maçã tem propriedades adstringentes, limpando o trato vocal até os pulmões, e favorecendo uma voz mais saudável.
  7. Ajuda profissional. Procure um profissional em caso de tosses, pigarros ou alterações na voz que perdurem por mais de duas semanas, ou sempre que precisar aprimorar a sua voz.

Fonte: Portal Brasil

Compartilhe