Voltar ao Topo
Saúde Bucal

Boca Seca (Xerostomia)

Chame de boca seca, e vai parecer um simples incômodo — agora chame pelo termo médico, xerostomia, e a coisa vai parecer mais grave.

Na maioria dos casos, a boca seca causa mais desconforto que problema, porém casos mais severos podem causar complicações relevantes. A boca seca pode tirar o paladar e dificultar a mastigação e deglutição dos alimentos.

Essa combinação pode causar problemas nutricionais. Além disso, a saliva é importante para a saúde bucal, e sua ausência pode causar problemas de cáries e doença periodontal.

boca seca

A hidratação do corpo é fundamental para evitar que a boca fique seca. Foto: Crissy Pauley / Free Images


Como evitar o problema

Primeiramente, esteja bem hidratado. E não é só beber muita água; as mucosas da sua boca e garganta sofrem desidratação se você respirar ar seco pela boca, principalmente à noite. Se for este o seu problema, descongestionantes nasais podem restaurar a respiração nasal. Já um umidificador de ar no seu quarto pode aumentar a umidade do ar que você respira.

Remédios também são culpados. Drogas com propriedades anticolinérgicas diminuem o fluxo salivar, causando boca seca. Entre elas estão anti-histamínicos, antidepressivos tricíclicos, antiespasmódicos e determinadas drogas usadas para mal de Parkinson, incontinência urinária e bronquite crônica.

Faça uma revisão dos seus medicamentos, mas, mesmo que encontre algum suspeito, não pare de tomá-lo até que você relate o problema para o seu médico.

É bem menos provável que a boca seca seja causada por alguma doença. Mesmo assim, o seu médico deveria avaliar se você tem alguma infecção fúngica bucal ou algum problema que afeta as glândulas salivares, como a síndrome de Sjögren.

A ansiedade também pode contribuir para a boca seca.

Como amenizar o problema

Mesmo que você não consiga remediar a causa da boca seca, você pode adotar medidas para diminuir o desconforto.

  • Mastigue chicletes ou balas sem açúcar para estimular o fluxo salivar.
  • Evite alimentos muito secos ou condimentados.
  • Beba muita água e evite bebidas alcoólicas e cafeinadas.
  • Experimente também usar saliva artificial, principalmente antes das refeições.
  • E, finalmente, não se esqueça de ir regularmente ao dentista.

Fonte: HEALTHbeat

Compartilhe