Voltar ao Topo
Gravidez

Sinais da Ovulação Feminina

Para tentar entender o seu ciclo menstrual, existem maneiras que te ajudam a identificar o seu período mais fértil do mês. Determinar a data da ovulação não é uma ciência exata porque cada mulher tem um ciclo menstrual diferente. Conheça quais são os principais sinais da ovulação:

Mudança no Muco Cervical

Para haver a fecundação, um espermatozoide precisa chegar ao óvulo após a ovulação. Mas como saber exatamente quando isso acontece? Uma das formas de identificar seu período mais fértil é verificar as suas secreções vaginais.

O muco cervical produzido no início da ovulação também é conhecido como muco cervical clara de ovo porque ao colocá-lo entre os dedos é provável que o fio de muco não se quebre – a consistência é semelhante à clara de um ovo cru (esperamos que você não tenha fobia à clara de ovo cru).

Mittelschmerz

Agora você deve estar pensando: eu quero um bebê, não uma avaliação íntima do meu muco cervical e aulas de alemão! Tudo bem, mas ‘dor do meio’ é uma dor abdominal que algumas mulheres têm quando se aproxima a ovulação. Por isso, vale a pena prestar atenção à essa dor.

Cristalização da Saliva

Acredite ou não, a forma com que a sua saliva seca indica se você está prestes a ovular. Você pode usar um microscópio óptico ou comprar um monitor de ovulação através da saliva – basicamente um microscópio – para descobrir se a sua saliva seca em forma de samambaias.

Temperatura Basal do Corpo

Essa é a temperatura do seu corpo quando você acorda depois de, pelo menos, três horas de sono. Ela tem uma leve queda antes da ovulação e depois volta a subir. Fazer um gráfico de sua temperatura basal ao longo do mês é outra forma de conhecer o período mais fértil do seu ciclo menstrual. Você pode comprar o termômetro de temperatura basal em farmácias ou pela internet.

teste de ovulação

O teste de ovulação identifica através da urina a presença do hormônio responsável pela ovulação. Foto: Sheknows


Testes de Ovulação

Se tudo isso parecer meio complicado, você pode recorrer a um teste de ovulação. Você examina sua urina em dias específicos do seu ciclo menstrual para verificar a presença do hormônio luteinizante (LH) responsável por ativar a ovulação.

As desvantagens são o preço (em média R$ 30,00) e a falta de precisão quando se têm determinados problemas de saúde, como a síndrome do ovário policístico, que podem afetar a sua fertilidade. Esses testes funcionam apenas em algumas mulheres e podem ajudar a desvendar o enigma que é tentar engravidar.

Fonte: Mumsnet – Todos os direitos reservados

Compartilhe

Deixe o seu comentário