Voltar ao Topo
Saúde Bucal

Tratamentos Odontológicos – Fotos – Antes e Depois

Os tratamentos odontológicos podem transformar completamente nossos sorrisos. Desde clareamento a implantes dentários, os cirurgiões-dentistas oferecem diversas opções de tratamento. Conheça, a seguir, um pouco mais sobre os tratamentos odontológicos mais comuns, e confira as fotos de “antes e depois”.

Clareamento dental

Quem não gostaria de ter um sorriso radiante? Existem vários métodos de clareamento dental disponíveis como cremes dentais, géis, fitas, moldeiras e, obviamente, clareamento dental feito por um dentista. Entretanto, nem todo mundo pode fazer clareamento. O procedimento é ideal para pessoas que tenham dentes e gengivas saudáveis. Os melhores resultados são obtidos em indivíduos cujos dentes estão mais amarelados. Converse com seu dentista para saber se o clareamento dental é indicado para você.

clareamento dental

Clareamento dental – antes e depois. Foto: Dr. Rodrigo Campos


Coroas

A coroa é uma cobertura que é colocada sobre um dente frágil ou danificado para melhorar a forma, o tamanho, a força ou aparência. A maioria das coroas duram de 5 a 15 anos, e podem ser feitas de metal, metal + porcelana, resina ou porcelana. Antes da colocação, o dente é polido e a coroa, então, é cimentada e encaixada completamente sobre o dente. Os chamados “blocos” (onlays e inlays) cobrem apenas uma parte do dente subjacente.

coroas

Correção de dentes com coroas totais em cerâmica. Foto: Centro Médico Dentário


Enxerto gengival

Quando a raiz de um dente fica exposta devido à retração gengival, pode haver sensibilidade a alimentos ou bebidas quentes e geladas. A retração gengival também pode causar cáries de raiz, perda óssea e, posteriormente, perda do dente. O enxerto gengival (transferência de tecido gengival saudável de uma parte da boca para outra) pode prevenir a progressão da retração gengival e da perda óssea, além de melhorar a estética da linha gengival.

enxerto gengival

Enxerto gengival – antes e depois. Foto: Centro Médico Dentário


Facetas

As facetas são finas camadas que revestem a superfície frontal dos dentes. Elas podem ser feitas de porcelana ou resina, e são aderidas à frente dos dentes, alterando a cor, a forma e o tamanho do seu sorriso. Na comparação com as coroas, as facetas são mais conservadoras (não precisa desgastar tanto o dente), contudo, o procedimento é irreversível.

facetas

Correção estética com facetas em cerâmica – antes e depois. Foto: Centro Médico Dentário


Implantes dentários

Milhões de pessoas sofrem perda de dentes, principalmente devido à cárie, doença periodontal ou acidentes. Os implantes dentários – colocação de raízes artificiais feitas de titânio – asseguram uma base firme para a colocação de dentes artificiais (coroas), permanentes ou removíveis. Ao invés de coroas individuais, alguns pacientes podem ter barras em seus implantes que sustentam uma prótese removível.

implante dentário

Sorriso antes e depois da colocação de implante dentário. Foto: Clínica Dentária Pissarra Gomes


Pontes (próteses fixas)

A prótese fixa pode substituir um ou mais dentes. Os dentes vizinhos, chamados de pilares, servem de âncoras para as pontes. Logo em seguida, um dente artificial denominado pôntico é soldado às coroas que revestem os pilares. A “ponte” fica, então, cimentada no lugar que antes faltava um dente. As pontes móveis dentárias têm grampos de metal para fixação aos dentes vizinhos e os dentes e gengivas são de material plástico.

prótese fixa

Sorriso antes e depois de receber a prótese fixa. Foto: Clínica Dentária Pissarra Gomes


Resinas compostas

Às vezes, as obturações precisam ser refeitas devido ao desgaste ou quebra. Muitas pessoas aproveitam a oportunidade para substituir as restaurações de amálgama por resinas da coloração natural do dente. Os motivos podem ser estéticos ou de segurança, pois o amálgama contém mercúrio na sua composição. Em cavidades maiores, as resinas compostas duram menos tempo que as de amálgama, porém em cavidades pequenas, elas apresentam a mesma durabilidade.

resina composta

Substituição de restaurações metálicas de amálgama por novas restaurações em resina composta na cor dos dente. Foto: Dr. Rodrigo Campos


Restaurações adesivas

No procedimento adesivo, uma resina que tenha a mesma coloração do dente é aplicada, esculpida e endurecida com uma luz especial. Esse é um dos procedimentos odontológicos mais baratos e simples. Ele pode ser usado para restaurar dentes quebrados ou lascados, para o preenchimento de espaços, remodelar o sorriso ou substituir restaurações de amálgama.

restauração com resina

Correção de diastema entre os incisivos centrais com resina. Foto: Centro Médico Dentário


Tratamento ortodôntico

Os aparelhos ortodônticos podem corrigir dentes tortos e desalinhados, além de melhorar a saúde e aparência do sorriso de jovens e adultos. Basicamente, a função de um aparelho ortodôntico é aplicar uma pressão constante sobre o dente na direção necessária para que ele, com o tempo, fique alinhado. À medida que o dente se move, o alvéolo dentário vai mudando de forma.

tratamento ortodôntico

Correção dentária através de aparelho ortodôntico. Foto: Centro Médico Dentário


Compartilhe

4 Comentários até o momento. Fique à vontade para compartilhar a sua opinião.

  1. luana 11/08/2014 at 1:58 pm - Reply

    eu uso um bloco e eu posso colocar aparelho eu queria saber?

    • Hermann Moraes 13/08/2014 at 11:53 am - Reply

      Olá, Luana! Depende da carga necessária naquele dente. Converse com o seu ortodontista para que ele faça essa avaliação.

  2. Glaucia 28/10/2014 at 9:58 pm - Reply

    Tenho um dos dentes anteriores escurecido devido a um trauma, mas nunca foi aberto, e meu dentista sugeriu como tratamento colocar jaqueta de cerâmica nos dois dentes anteriores, más estou insegura com relação ao acabamento. Será que no futuro a raiz escurecida do dente vai ficar aparecendo?

    • Hermann Moraes 04/11/2014 at 3:46 pm - Reply

      Em caso de recessão gengival, o aspecto estético é uma questão secundária, Glaucia. Converse com o seu cirurgião-dentista sobre como evitar esse problema.

Deixe o seu comentário