Voltar ao Topo
Doenças

Esclerite

Esclerite é a inflamação da esclera, a parte branca dos olhos. É esta membrana que dá forma ao olho e o protege. Mais de 50% dos casos de esclerite estão associados a outras doenças que afetam o organismo (como artrite reumatoide) ou são causados por infecções ou ferimentos. A esclerite geralmente ocorre em pessoas de 30 a 60 anos de idade, sendo rara em crianças. Se não for tratada, a doença pode se espalhar para as estruturas vizinhas do olho, podendo lesioná-lo e causar alterações na visão.

esclerite

Se não for tratada, a esclerite pode causar complicações mais sérias à visão. Foto: Studyblue.


Sintomas de Esclerite

Os principais sintomas da esclerite são dor e vermelhidão na parte branca dos olhos. Geralmente, esses sintomas se desenvolvem gradualmente e, eventualmente, se tornam severos. A vermelhidão pode se intensificar até ficar quase roxo. Muitas pessoas que sofrem de esclerite sentem que a dor no olho irradia para outras áreas do rosto e da cabeça. Com menos frequência, ocorrem aumento na secreção lacrimal e sensibilidade à luz. A pessoa pode perder uma parte da visão.

Diagnóstico & Exames

O médico oftalmologista faz perguntas sobre o seu histórico médico e examina cuidadosamente seus olhos. Além disso, ele pode sugerir uma avaliação geral da sua saúde, que inclui exames de sangue e outros testes, já que a esclerite pode estar associada a outras doenças. Para descartar outras suspeitas, o médico poderá solicitar exames de ultrassonografia, tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (RM) ou biópsia.

Duração da Esclerite

Dependendo da causa, a esclerite deve começar a desaparecer logo que se inicia o tratamento.

Como Evitar Esclerite

Não há como evitar a esclerite.

Tratamento da Esclerite

Geralmente, a esclerite é tratada com medicamentos corticoides orais e colírio anti-inflamatório. Anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs), como o ibuprofeno, podem ser usados no alívio da dor. Às vezes, medicações mais potentes para suprimir o sistema imunológico podem ser prescritas. Se a causa da esclerite for alguma infecção, o tratamento vai incluir antibióticos. Em casos graves, uma cirurgia pode ser necessária para reparar as lesões provocadas no globo ocular.

Quando Procurar Atendimento Médico

Você deve ligar imediatamente para o seu médico se estiver com o olho vermelho e dolorido ao mesmo tempo.

Esclerite Tem Cura?

Normalmente, a esclerite responde bem ao tratamento, mas a doença pode voltar. Se não for tratada, a esclerite pode levar à perfuração do globo ocular, o que pode causar perda significativa da visão.

A perspectiva a longo prazo depende muito da causa do problema. Não são raras as complicações, como ceratite (inflamação da córnea), catarata (problemas no cristalino), uveíte (inflamação da região do olho atrás da pupila) e glaucoma (pressão elevada no olho que pode levar à perda da visão).

Fonte: Harvard Health Decision Guides – Todos os direitos reservados

Compartilhe

Deixe o seu comentário