Voltar ao Topo
Notícias

10 Principais Causas de Morte no Mundo

Segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral (AVC), infecções do trato respiratório inferior e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) continuam sendo as principais causas de morte durante a última década.

As mortes causadas pelo HIV tiveram leve queda – de 1,7 milhão (2002) para 1,5 milhão (2012). A diarreia não está mais entre as 5 principais causas de morte, mas continua entre as 10 primeiras, matando 1,5 milhão de pessoas em 2012.

principais causas de morte no mundo

As principais causas de morte refletem como estão os hábitos de saúde das pessoas em todo o mundo. Imagem: OMS.



Já as doenças crônicas estão causando cada vez mais mortes em todo o mundo. O número de mortes por câncer pulmonar passou de 1,2 milhão (2000) para 1,6 milhão (2012). De modo semelhante, o número de mortes causadas por diabetes foi de 1 milhão (2000) para 1,5 milhão (2012).

As doenças crônicas não transmissíveis foram as responsáveis por 68% de todas as mortes no mundo em 2012. As 4 principais doenças crônicas não transmissíveis são: doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças pulmonares crônicas. Doenças infectocontagiosas, problemas gestacionais, neonatais e nutricionais foram responsáveis por 23% das mortes no mundo, enquanto as lesões causaram 9% de todas as mortes.

Compartilhe