Voltar ao Topo
Saúde Mental

Homens que Postam Selfies Apresentam ‘Traços Antissociais’

Se você for um cara que segue os passos do fanático por selfies, Justin Bieber, ou seja, postar regularmente fotos de si mesmo em redes sociais como Facebook e Instagram, a imagem não ficou legal – você pode ter traços antissociais.

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, Estados Unidos, mostra que os homens partipantes do estudo que postavam na internet mais fotos de si mesmos do que o restante do grupo, tiveram maior pontuação em mensurações de narcisismo e psicopatia.

Além disso, os homens que editavam as selfies antes de postá-las marcaram mais pontos na escala de narcisismo e auto-objetificação, que se constitui de uma preocupação excessiva com a própria aparência física em detrimento de outras características positivas.

Narcisismo se caracteriza pela crença de que você é mais inteligente, atraente e melhor que os outros, embora possua alguma insegurança implícita. E, por fim, psicopatia se refere à falta de empatia e consideração pelos outros, bem como uma tendência a comportamentos impulsivos.

teixobactina

Postar selfies é um dos passatempos favoritos do cantor Justin Bieber. Imagem: Reprodução Instagram Justin Bieber.


Os participantes do estudo, um grupo de 800 homens com idades entre 18 e 40 anos, tiveram que responder a um questionário online sobre a freqüência com que postavam fotos nas redes sociais, e que recursos de edição de imagem utilizavam, como recortar, aplicar filtros ou usar softwares de edição.

“Muita gente acha que os homens não fazem esse tipo de coisa, mas eles o fazem, sim, definitivamente,” comenta a coordenadora do estudo, Jesse Fox, professora assistente de comunicação na Universidade Estadual de Ohio.

Os resultados do estudo foram publicados na edição online da revista científica Personality and Individual Differences.

Fox enfatiza que os resultados não significam que homens que postam muitas selfies na internet sejam, de fato, narcisistas ou psicopatas. Apenas os homens que tiveram pontuação acima da média geral apresentaram esses traços antissociais específicos.

A mesma pesquisa está sendo feita agora com mulheres, e descobertas preliminares sugerem que os resultados também se aplicam a elas. Mulheres que postam mais selfies também apresentam altos níveis de narcisismo e psicopatia. No entanto, a auto-objetificação tem maior impacto entre as mulheres, ressalta Fox.

Artigo original: Selfie-posting men present ‘antisocial traits,’ study finds – Medical News Today, 09 de janeiro de 2015.

Compartilhe