Voltar ao Topo
Notícias

Suco de Beterraba Funciona Como Remédio Para Pressão Alta

Um copo de suco de beterraba por dia é suficiente para reduzir de forma significativa a pressão arterial em pacientes hipertensos, segundo pesquisadores da Universidade Queen Mary de Londres, Inglaterra.

A beterraba contém altos níveis de nitrato. No corpo humano, o nitrato se converte em óxido nítrico, que promove o relaxamento e dilatação dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão. Outros vegetais folhosos – como alface e repolho – também contêm altos níveis da substância que retiram do solo.

O estudo, publicado na revista médica Hypertension, recrutou 64 pacientes com idades entre 18 e 85 anos. A metade dos pacientes já tomava remédios prescritos para hipertensão, embora eles não conseguissem controlar adequadamente a pressão sanguínea com estes medicamentos. Os outros pacientes também tinham o diagnóstico de pressão alta, porém não tomavam qualquer tipo de medicação para o problema.

suco de beterraba

A beterraba contém elevados níveis de nitrato, assim como os vegetais folhosos alface e repolho. Foto: Releno / iStock via PennState News.


Os pacientes foram separados aleatoriamente em dois grupos. Um grupo bebeu diariamente um copo de suco de beterraba (250 ml), e o outro bebeu a mesma quantia de suco de beterraba sem nitrato (placebo).

Os pacientes consumiram o suco de beterraba todos os dias durante 4 semanas. Eles também foram monitorados por duas semanas antes e duas semanas após o estudo, somando, ao todo, 8 semanas de estudo clínico.

O estudo foi duplo-cego, ou seja, nem os pacientes nem os profissionais de saúde examinadores sabiam qual o tipo de suco de beterraba estava sendo administrado.

Durante as 4 semanas de consumo do suco de beterraba, os pacientes do grupo suplemento ativo (aqueles que tomavam suco de beterraba com nitrato) tiveram uma redução na pressão arterial de 8/4 mmHg (milímetros de mercúrio). Para muitos deles, essa redução foi suficiente para deixar a pressão arterial nos mesmos níveis de uma pessoa saudável.

Depois de parar de tomar o suco de beterraba, a pressão arterial dos pacientes só voltou para os níveis elevados de outrora após duas semanas, o que demonstra os efeitos duradouros no controle da hipertensão através da ingestão de alimentos ricos em nitrato.

Os pacientes do grupo suplemento ativo também tiveram uma melhora de cerca de 20% na capacidade de dilatação dos vasos sanguíneos, e uma redução de aproximadamente 10% no endurecimento das artérias. Estudos mostram que tais alterações estão associadas a um risco menor de doença cardíaca.

Durante o período do estudo, não houveram mudanças na pressão arterial, funcionamento dos vasos sanguíneos ou endurecimento das artérias do grupo placebo (aqueles que beberam suco de beterraba sem nitrato).

Os autores do estudo ressaltam que a redução da pressão arterial observada no grupo suplemento ativo (8/4 mmHg) pode ser comparada à eficácia dos medicamentos; a redução média na pressão arterial obtida com um medicamento anti-hipertensivo é de 9/5 mmHg.

Para contextualizar a importância dessa descoberta, os autores relembram que estudos de grande escala anteriores mostram que para cada 2 mmHg de aumento na pressão arterial, o risco de morte por doença cardíaca sobe até 7%, e de derrame, cerca de 10%.

Alimentos naturais são “mais atraentes” que comprimidos

A coordenadora do estudo, Amrita Ahluwalia, professora de farmacologia vascular na Universidade Queen Mary de Londres, acredita que reduzir a pressão arterial com alimentos naturais pode ser “mais atraente” para as pessoas do que tomar comprimidos.

“É um benefício enorme para as pessoas poder controlar a sua pressão arterial através de meios não clínicos, como a ingestão de frutas, verduras e vegetais folhosos,” afirma Ahluwalia. E acrescenta: “Nós sabemos que muitas pessoas não gostam de tomar comprimidos pelo resto da vida quando não sentem nenhum sintoma e, por isso, a adesão aos medicamentos é um grande problema nos casos de hipertensão.”

Dr. Shannon Amoils, conselheiro sênior de pesquisa da Fundação Britânica do Coração, que financiou o estudo, concorda: “A possibilidade de usar um produto natural, ao invés de um comprimido, para ajudar a baixar a pressão arterial, é muito atraente”.

Para aproveitar os benefícios do nitrato, a professora Ahluwalia recomenda que as pessoas não fervam as verduras porque o nitrato se dissolve na água. Segundo ela, cozinhar as verduras no vapor, assá-las ou simplesmente tomar o suco natural conserva o nutriente e produz os efeitos benéficos desejados.

A hipertensão aumenta consideravelmente o risco de doenças graves, como infarto, derrame, insuficiência cardíaca e doença renal.

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, 820 brasileiros morrem por dia em decorrência dos problemas causados pela pressão alta.

Artigo original: Drinking beetroot juice reduces high blood pressure, trial shows – Medical News Today, 20 de janeiro de 2015.

Compartilhe