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Cevada Ajuda a Perder Peso e a Evitar Diabetes

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Um estudo publicado no British Journal of Nutrition revela que comer cevada diariamente reduz o risco de diabetes e diminui os níveis de glicose no sangue. Esta descoberta é particularmente importante para o Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, mais da metade da população (52%) está acima do peso e, portanto, sob risco de sofrer doenças cardiovasculares, AVC, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer.

cevada em grãos

A cevada é rica em fibras alimentares que proporcionam uma sensação de saciedade e melhoram o metabolismo. Foto: Hannah Chapman / Free Images.


O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, contou com a participação de 20 adultos de meia-idade saudáveis. Um grupo comeu pão de cevada no café da manhã, almoço e jantar durante 3 dias. O outro grupo comeu pão branco no mesmo período. Todos os dias, entre 11 e 14 horas após o jantar, os pesquisadores avaliavam os participantes por indicadores de risco de diabetes e doença cardiovascular.

Os resultados mostraram que os participantes que comeram pão de cevada melhoraram o metabolismo em até 14 horas, reduziram os níveis de glicose e insulina no sangue, bem como controlaram o apetite e diminuíram a resistência à insulina.

A cevada aumenta os hormônios produzidos no intestino que regulam o metabolismo e o apetite

Segundo os pesquisadores, os efeitos positivos de saúde surgem quando as fibras dos grãos de cevada chegam ao intestino grosso, multiplicando bactérias benéficas que secretam hormônios específicos que regulam o metabolismo e o apetite.

Dicas dos pesquisadores

  • Para fazer o pão, utilize cevada em grãos cozidos na água por cerca de 12 minutos.
  • Se for comprar o pão, prefira aqueles que contém mais grãos integrais e evite farinha branca.
  • Experimente adicionar cevada em grãos às sopas e a outros pratos.
  • Substitua, sempre que puder, o arroz branco pela cevada em grãos.

Fonte: Barley ‘reduces appetite and improves metabolism’ – Medical News Today.

Estudo: Increased gut hormones and insulin sensitivity index following a 3-d intervention with a barley kernel-based product: a randomised cross-over study in healthy middle-aged subjects – British Journal of Nutrition.

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