Voltar ao Topo
Saúde do Homem

Gel de Testosterona Melhora Função Sexual de Homens Mais Velhos

Compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestDigg thisShare on TumblrShare on RedditPrint this pageEmail this to someone

A terapia de reposição de testosterona na forma de gel tópico melhora a função sexual, o humor e capacidade física em homens mais velhos com baixos níveis do hormônio. Esta é a conclusão de uma pesquisa publicada no The New England Journal of Medicine.

beijo casal

Pesquisadores concluíram que a reposição hormonal com gel de testosterona melhora a função sexual e o humor de homens acima de 65 anos. Foto: Shalom Pennington / Free Images.


A testosterona, produzida principalmente nos testículos, ajuda a manter massa muscular, força, desejo sexual, pelos e cabelos, produção de espermatozoides, densidade óssea, produção das células vermelhas do sangue e distribuição de gordura. Quando os homens chegam à idade de 30 ou 40 anos, os níveis de testosterona caem aproximadamente 1% anualmente.

Desse modo, uma redução da testosterona pode causar problemas sexuais, alterações físicas, como ganho de peso e baixa densidade óssea, e alterações de humor, como depressão e falta de motivação.

O estudo, chamado de Testosterone Trials (TTrials), foi realizado pelo Instituto de Pesquisa Biomédica de Los Angeles (LA BioMed), Estados Unidos, e contou com a participação de 790 homens com mais de 65 anos de idade que tinham baixos níveis de testosterona.

Os homens foram divididos em dois grupos. Um grupo deveria aplicar gel de testosterona, chamado AndroGel, todos os dias durante 1 ano, enquanto o outro grupo aplicou um gel placebo (sem princípio ativo) pelo mesmo período.

Todos os participantes tiveram que responder a questionários sobre suas funções sexual e física, bem como sobre sua vitalidade, humor e sintomas de depressão no início, aos 6, 9 e 12 meses de tratamento.

A testosterona melhorou a função sexual em todas as áreas

Ao analisar as amostras de sangue dos participantes, os pesquisadores descobriram que os homens que usavam o gel de testosterona tinham níveis de testosterona idênticos aos de homens na faixa etária de 19 a 40 anos.

Na comparação com os homens que usaram o gel placebo, aqueles que usaram gel de testosterona tiveram melhoras significativas em todas as áreas da função sexual, como desejo sexual, atividade sexual e ereções.

Adicionalmente, a terapia com gel de testosterona também melhorou o humor e os sintomas de depressão. Embora o tratamento não tenha aumentado a distância percorrida nos testes físicos de caminhada, ele aumentou a velocidade da passada.

A equipe de pesquisadores não encontrou diferenças nos efeitos adversos entre o grupo de homens que recebeu o gel de testosterona e o grupo que recebeu gel placebo. No entanto, eles salientam que a pequena quantidade de participantes não é suficiente para obter conclusões firmes sobre a segurança da terapia de reposição de testosterona, e futuras pesquisas devem abordar melhor esse aspecto.

Fonte: Testosterone gel boosts sexual function, mood for older men – Medical News Today.

Estudo: Effects of Testosterone Treatment in Older Men – The New England Journal of Medicine.

Compartilhe