Tamanho da Letra
A
A
A

Como Funciona um Protetor Solar

O protetor solar ajuda a evitar lesões na pele

Filtro Solar
Foto: Divulgação
O uso de protetor solar é fundamental para qualquer tipo de pele exposta ao sol.

04 Set, 2011 - Recentemente, o governo dos Estados Unidos, através de seu órgão de vigilância sanitária (FDA), anunciou que vai adotar novas regras para embalagens de protetor solar. Os fabricantes não poderão utilizar expressões como "bloqueador solar", "a prova d'água" e "a prova de suor". Ao invés disso, terão que especificar no rótulo o nível de proteção para cada tipo de raio ultravioleta (UV). Os raios UVB seriam avaliados através do FPS (como já ocorre atualmente) e os raios UVA seriam avaliados através de um novo sistema de quatro estrelas, sendo que uma estrela significa baixa proteção contra raios UVA e quatro estrelas, nível máximo de proteção UVA disponível em produtos que não necessitam receita médica.

Para entender melhor o motivo dessa mudança (e de tantas siglas), é preciso conhecer um pouco mais sobre a radiação solar.

O que Significam UVA, UVB e FPS?

UVA e UVB são dois tipos de radiação ultravioleta emitida pelo sol. Embora a camada de ozônio da atmosfera nos proteja de grande parte dessa radiação, a luz UV que consegue penetrar pode causar problemas.

A luz UVB é responsável, principalmente, por queimaduras na pele, enquanto a luz UVA penetra mais na pele, causando o bronzeamento. Ambos tipos de luz UV contribuem para o envelhecimento precoce da pele, câncer de pele e outras lesões cutâneas.

O FPS (Fator de Proteção Solar) se refere ao tempo de proteção contra as queimaduras solares causadas por raios UVB. Por exemplo, suponhamos que uma pessoa comece a ter queimaduras solares ao ficar exposta ao sol sem proteção por 10 minutos. Caso estivesse usando um protetor com FPS 15, ela teria 150 minutos de proteção.

No entanto, a radiação UV representa apenas 7% da energia solar, em média. Nesse momento, os cientistas estão pesquisando novos compostos (como os antioxidantes) que possam evitar os efeitos nocivos dos outros tipos de radiação solar, como os raios infravermelhos A, que são capazes de alterar a expressão gênica das células, causando envelhecimento precoce da pele e câncer.

Como Ter Proteção Completa Contra os Raios Solares?

Todos nós precisamos da luz solar para viver. Os prejuízos à saúde ocorrem tanto na falta quanto no excesso de luz solar. Se você for se expor ao sol por período prolongado (a lazer ou a trabalho), evite ao máximo a incidência dos raios solares sobre seu corpo usando guarda-sol, roupas compridas, óculos de sol e, claro, use protetor solar conforme o indicado na embalagem.

Ferramentas & Slides no MedClick

Confira as dicas dos especialistas.
Melhore sua concentração.
Identifique-os pelas suas picadas.
Mitos e Verdades Sobre HIV/Aids.
Quantas calorias seu corpo precisa.
O que te faz suar além do normal?
Como evitar ou amenizar o problema.
10 sinais de alerta da doença.
Conheça cada raça em detalhes.
Qual é a melhor opção para você?
Fatores que influenciam.
15 dicas para reduzir o LDL.