Aromatizador de Ambientes

Cada vez mais populares, os aromatizadores de ambientes, também conhecidos como desodorizadores, vêm em diversas formas e fragrâncias. Apesar da agradável sensação olfativa que proporcionam, muitas pessoas gostariam de saber se faz mal à saúde respirar esse tipo de substância dos aromatizadores contínuos (automáticos) por longos períodos.

De acordo com o médico pneumologista James Li, da Mayo Clinic, Estados Unidos, é improvável que a exposição eventual aos aromatizadores de ambientes cause algum problema, se usados conforme o recomendado. No entanto, as substâncias químicas dos aromatizadores (como propano e acetona) podem irritar os olhos, pele e garganta. Além disso, o uso por longos períodos de um aromatizador de ambiente pode contribuir para piorar a qualidade do ar interior, o que, às vezes, pode desencadear asma e outros problemas pulmonares.

aromatizador

Se usados de forma contínua em ambientes fechados, os aromatizadores podem induzir problemas respiratórios nas pessoas. Foto: Samara Link.


Portanto, se você tem asma ou qualquer outro problema pulmonar, considere outras opções para melhorar o ar da sua casa. Por exemplo:

  • Mantenha sua casa limpa.
  • Mantenha sua casa bem ventilada.
  • Salpique bicarbonato de sódio no fundo do cesto de lixo.
  • Retire logo o lixo para fora.
  • Conserte possíveis vazamentos no encanamento da casa.

Se você decidir instalar um aromatizador de ambiente contínuo (automático), siga cuidadosamente as instruções do rótulo.

Fonte: Mayo Foundation for Medical Education and Research (MFMER) – Todos os direitos reservados