Como Acelerar o Metabolismo

Acelerar o metabolismo significa, a grosso modo, queimar mais calorias. Geralmente, muitas pessoas têm um metabolismo lento. Isso pode dificultar a tarefa de perder peso, e facilitar o ganho de peso. Além disso, um metabolismo lento faz com que a pessoa sinta-se exausta com mais facilidade, e não aproveite tudo que a vida tem a oferecer. No entanto, temos uma boa notícia: você pode acelerar o seu metabolismo facilmente de forma natural. A seguir, você vai conhecer 7 dicas para acelerar o metabolismo.

metabolismo

A taxa metabólica basal tem influência direta com o ganho ou perda de peso. Foto: Abdulhamid AlFadhly/Free Images.

Dica para acelerar o metabolismo nº 1: Exercício Físico Intenso de Manhã

Alguns minutos de exercício físico intenso ao se levantar podem fazer maravilhas pelo seu metabolismo. O Dr. Mehmet Oz – um médico popular da TV americana – defende este método para acelerar o metabolismo. A grande vantagem de fazer cinco minutos de exercício físico intenso é que os benefícios duram o dia todo. O tipo de exercício pode ser bem simples, como correr na esteira e fazer polichinelos. É claro que outros equipamentos de ginástica também cumprem esse papel, desde que você aumente a sua frequência cardíaca por cinco minutos, e depois diminua o ritmo por dois minutos.

Dica 2: Comer Alimentos Picantes

Alguns temperos picantes como curry, pimenta malagueta, pimenta-do-reino, cominho e açafrão ajudam o corpo a acelerar o metabolismo. Há outras especiarias “picantes” que você pode até não considerá-las picantes, mas que agem no organismo dessa forma; por exemplo: canela, cardamomo, gengibre e noz-moscada. Procure acrescentar esses deliciosos condimentos aos seus refogados, sopas, assados e outros pratos. O curry cai muito bem em alguns tipos de salada, como a salada de quinoa. Algumas pessoas adoram o gosto de canela no café. É só misturar um pouco de canela em pó quando for coar o café.

Dica 3: Beber Muita Água

Nesse quesito, a água é “mágica”. Beber muita água faz com que o seu metabolismo acelere porque a água é considerada o combustível do processo metabólico. Uma pesquisa feita na Alemanha constatou que após beber 500ml de água, a taxa metabólica dos participantes de ambos os sexos aumentava em 30%. Ao final de um ano, isso pode significar alguns quilos a menos no seu peso e alguns centímetros a menos nas suas medidas. Então não se esqueça de levar sua garrafinha de água onde você for!

Dica 4: Manter a Tireoide Saudável

Para funcionar normalmente, a glândula tireoide precisa de selênio, zinco, cobre e iodo. No entanto, a nossa alimentação costuma ser deficiente nesses importantes minerais. Para obter mais desses minerais, coma mais frutos do mar e castanhas.

Dica para acelerar o metabolismo nº 5: Nunca Pular o Café da Manhã

Infelizmente, neste mundo frenético em que vivemos, muitos de nós temos a tendência de pular o café da manhã ou comer algo sem nutrientes na padaria da esquina. Essa é uma das piores coisas que você pode fazer ao seu metabolismo. Portanto, sempre tome um café da manhã saudável. Isso inclui proteínas saudáveis, como leite e ovos, e frutas ricas em antioxidantes, como morango e maçã.

Dica 6: Não Comer Muito Tarde

Ainda falando de alimentação, outro erro comum que muitos de nós cometemos é comer mais no jantar do que no café da manhã. Nós também temos a mania de comer algum lanche antes de dormir. E isso é exatamente o contrário do que você precisa para acelerar o seu metabolismo. Tente se alimentar mais cedo pela manhã, e coma menos no jantar. Além disso, tente não comer três horas antes de dormir.

Dica para acelerar o metabolismo nº 7: Ganhar Massa Muscular

Musculação não é só para atletas e fisiculturistas. O incremento da massa muscular deveria fazer parte de todos treinamentos físicos. Mesmo que você não possa frequentar uma academia ou comprar equipamentos extravagantes, você pode incrementar a massa muscular. Duas garrafas cheias d’água, por exemplo, podem servir como pesos para os braços, e você pode usar aquelas faixas elásticas ou o próprio peso do seu corpo como resistência às suas pernas para ganhar mais massa muscular.

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