Dia Mundial do Doador de Sangue 2014

A transfusão de sangue e hemoderivados ajuda a salvar milhões de vidas a cada ano. Além de ajudar pacientes que sofrem de doenças graves a viver com mais qualidade de vida, ela possibilita a realização de procedimentos médico-cirúrgicos complexos, e também tem papel fundamental na redução da mortalidade materno-infantil durante o parto, sendo este o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a campanha do Dia Mundial do Doador de Sangue.

A cada dia, cerca de 800 mulheres morrem de complicações durante a gravidez ou parto. O sangramento severo durante ou após o parto é a principal causa de morte materna, e pode tirar a vida de uma mulher jovem e saudável em 2 horas se não houver estoque de sangue do seu tipo disponível. Quase todas estas mortes ocorrem em países em desenvolvimento, principalmente da África e Ásia. O risco de mortalidade materna é maior para adolescentes com menos de 15 anos de idade.

dia mundial do doador de sangue

O slogan oficial do Dia Mundial do Doador de Sangue 2014 é “Doe sangue para aquelas que doam vida”. Imagem: OMS.

A transfusão de sangue é considerada uma das intervenções fundamentais para redução da mortalidade materno-infantil por complicações relacionadas à gravidez que deveriam fazer parte de todos os estabelecimentos de emergência obstétrica.

O objetivo do Dia Mundial do Doador de Sangue é conscientizar as pessoas da importância de ser um doador regular de sangue. Cada bolsa de sangue doado pode salvar até 3 pessoas e o nosso organismo consegue repor o sangue que foi tirado (aproximadamente 450ml) no mesmo dia.

Fonte: Organização Mundial da Saúde

Marcações: