Dor de Cabeça em Salvas

A dor de cabeça em salvas é uma dor de cabeça muito intensa que se inicia na região em volta de um olho, e se espalha para áreas próximas da face. Cada dor de cabeça dura por volta de trinta minutos a três horas, mas os episódios podem ocorrer várias vezes ao dia ou durante a noite por várias semanas ou meses. Em média, ocorrem de um a três episódios de dor de cabeça por dia durante um período contínuo de quatro a oito semanas. No entanto, uma vez que esses episódios acabam, a pessoa pode se ver livre da dor de cabeça em salvas por meses ou anos.

Embora o mecanismo exato que explique a dor de cabeça em salvas permaneça um mistério, pesquisadores acreditam que essa dor de cabeça possa estar relacionada à atividade anormal das células de uma região do cérebro conhecida como hipotálamo.

dor de cabeça

A dor de cabeça em salvas pode estar relacionada a anormalidades no hipotálamo. Foto: beermug / Free Images.


Sintomas da Dor de Cabeça em Salvas

Os sintomas da dor de cabeça em salvas incluem:

  • Dor intensa localizada em volta de um olho ou próxima à têmpora. A dor, profunda e explosiva, normalmente atinge sua intensidade máxima em cinco minutos, e pode se espalhar para áreas próximas da bochecha ou mandíbula.
  • Olho vermelho ou lacrimejante no lado afetado.
  • Pupila contraída ou pálpebra caída no lado afetado.
  • Nariz escorrendo ou entupido no lado afetado.

Muitas pessoas se sentem melhores quando permanecem ativas durante a dor de cabeça. Isso é o contrário do que acontece na enxaqueca, onde as pessoas tendem a buscar um lugar com pouca luminosidade e silencioso.

Diagnóstico & Exames

O médico fará perguntas sobre o seu histórico médico e os sintomas que está sentindo para determinar se a sua dor de cabeça é do tipo em salvas ou se está relacionada à uma doença subjacente. Ele também o examinará para verificar outras possíveis causas de sua dor de cabeça. Se a consulta for normal e ficar constatado que o seu tipo de dor de cabeça é mesmo do padrão em salvas, você não precisará nenhum exame adicional. No entanto, o médico pode pedir exames complementares para descartar causas mais preocupantes dos seus sintomas. Esses exames incluem tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Duração da Dor de Cabeça em Salvas

As dores de cabeça em salvas normalmente duram de 30 minutos a três horas, e ocorrem de uma a três vezes ao dia, durante quatro a oito semanas. Não são raros os casos em que, após terminar um episódio como esse de dor de cabeça em salvas, a pessoa se sinta livre das dores de cabeça durante meses ou, às vezes, durante anos.

Como Evitar a Dor de Cabeça em Salvas

O mecanismo que explica as dores de cabeça em salvas permanece um mistério. Por isso, não há uma forma de evitar a primeira ocorrência. No entanto, uma pessoa que já teve dores de cabeça em salvas pode reduzir a probabilidade de futuras crises se evitar o consumo de álcool, parar de fumar e manter um padrão de sono regular.

Tratamento da Dor de Cabeça em Salvas

É difícil acabar com a primeira dor de cabeça em salvas que você sentir porque na hora que você chegar ao consultório médico ou pronto socorro, ela normalmente já desapareceu. Uma vez que o problema esteja diagnosticado, o médico pode prescrever medicamentos para você ter sempre à mão.

Foi comprovado que a inalação de oxigênio a 100% através de uma máscara por 15 minutos ajuda acabar com a dor de cabeça em salvas se for feita nos primeiros sinais de uma crise. Esse oxigênio deve ser prescrito por um médico e adquirido em um comércio médico especializado. Outras drogas que podem ser eficientes quando usadas no começo da dor de cabeça em salvas, incluem:

  • Drogas chamadas triptanos, que incluem sumatriptano, rizatriptano, zolmitriptano, almotriptano e naratriptano, entre outros;
  • Ergotamina intranasal;
  • Lidocaína intranasal;
  • A combinação de oxigênio a 100% com um dos triptanos pode ser particularmente eficiente.

Provavelmente, o médico irá sugerir uma medicação preventiva para ajudar a diminuir a frequência das dores de cabeça e para encurtar a duração do período ativo das salvas. Muitas vezes, a primeira medicação prescrita é o verapamil. Outras drogas usadas como terapia preventiva incluem a prednisona, divalproato de sódio, topiramato, metisergida e ergotamina.

Não existe uma fórmula para determinar qual medicação será mais eficiente em cada indivíduo. Você e o seu médico precisam tentar algumas estratégias diferentes para encontrar aquela que funciona melhor no seu caso.

Quando Procurar Atendimento Médico

Busque auxílio médico sempre que qualquer forma de dor de cabeça ocorra de forma regular ou passe a interferir nas suas atividades diárias.

Dor de Cabeça em Salvas Tem Cura?

Nenhuma terapia ou mudanças no estilo de vida conseguem evitar consideravelmente as dores de cabeça em salvas. O tratamento médico pode ajudar a encurtar os períodos ativos e a diminuir o número e a gravidade dos episódios de dor.

Fonte: Harvard Health Decision Guides – Todos os direitos reservados

Marcações: