Fiocruz Adquire Registro do Medicamento Atorvastatina Cálcica

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) adquiriu o registro do medicamento atorvastatina cálcica, nas concentrações 10mg e 20mg. A Atorvastatina cálcica é usada para controle do colesterol alto. Com o registro na Anvisa, a produção da atorvastatina pelo laboratório público Farmanguinhos representará a redução de custos para o Brasil.

Atualmente, o medicamento é financiado pelas Secretarias de Estado da Saúde, ou seja, a distribuição não é centralizada pelo Ministério da Saúde. A medida permitirá a redução de custo do medicamento, já que o laboratório Farmanguinhos passará a oferecer um produto mais barato às secretarias de saúde.

fiocruz

O laboratório público Farmanguinhos produz medicamentos importantes para o Sistema Único de Saúde (SUS), como antirretrovirais e anti-hipertensivos. Foto: Fiocruz/Farmanguinhos.

Atorvastatina cálcica

A atorvastatina, que faz parte da lista de medicamentos estratégicos para o SUS, é o princípio ativo do Citalor, produzido pela Pfizer. Trata-se de uma das drogas mais importantes do mundo no controle do colesterol elevado, problema com alto impacto na saúde. No Brasil, por exemplo, os problemas cardiovasculares são a principal causa de morte por doença.

O acordo entre Farmanguinhos e Pfizer prevê a transferência de tecnologia para produção da atorvastatina pelo período de 5 anos. A previsão é que a partir de 2016 o Instituto comece a produzir parte da demanda prevista para o abastecimento da Rede SUS, que é de 35 milhões de comprimidos ao ano.