Quantas Horas de Sono Devemos Ter?

A quantidade de sono que você precisa depende de vários fatores — principalmente sua idade. Em linhas gerais, essas são as recomendações de sono:

Faixa etária

Quantas horas de sono são recomendadas

Bebês (até 1 ano)

14 a 15 horas de sono

Crianças pequenas (de 1 a 4 anos)

12 a 14 horas de sono

Crianças em idade escolar

10 a 11 horas de sono

Adultos

7 a 9 horas de sono

sono

As crianças têm necessidade de dormir mais que adultos e idosos. Foto: Milan Jurek / Free Images


Além da idade, outros fatores podem influenciar na quantidade de horas de sono que você precisa. Por exemplo:

  • Gravidez. As alterações no corpo da mulher durante a gravidez pode aumentar a necessidade de sono.
  • Envelhecimento. Basicamente, os adultos idosos precisam da mesma quantidade de sono que adultos jovens. No entanto, à medida que a pessoa envelhece, o padrão de sono pode mudar. O sono de adultos idosos tende a ser mais leve e eles acordam com mais frequência durante a noite em relação a adultos jovens. Isso pode criar uma necessidade ou tendência à soneca diurna.
  • Privação de sono. Se você não dorme o suficiente, naturalmente a quantidade de sono que você precisa aumenta.
  • Qualidade do sono. Se o seu sono é frequentemente interrompido ou abreviado, você não está tendo um sono de qualidade — e a qualidade do sono é tão importante quanto a quantidade.

Embora alguns se sintam bem dormindo poucas horas por noite, pesquisas mostram que pessoas que dormem pouco durante muitas noites seguidas não conseguem executar tão bem tarefas mentais complexas como aquelas pessoas que dormem cerca de sete horas por noite. Além disso, estudos realizados em adultos mostram que dormir demasiadamente mais ou menos que sete horas por noite está associado à uma taxa de mortalidade maior.

Se você sente sono durante o dia frequentemente, mesmo com o aumento das horas de sono durante a noite, consulte um médico. Ele poderá identificar as causas do problema e te ajudar a ter melhores noites de sono.

Fonte: Mayo Foundation for Medical Education and Research (MFMER) – Todos direitos reservados.

Marcações: